Reserva de Hoteis e Pousadas em Morro de Sao Paulo

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
Recarregue online pela internet

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Os Guias de Viagem, turismo e passeios de Morro de São Paulo

Colocamos aqui, “Guias”, entre aspas porque na verdade não são guias formados. No Brasil existem cursos técnicos com duração de dois anos que habilitam, entre outras funções, para tornar-se Guia de Turismo. No Morro e em algumas outras localidades do Brasil, por pressão dos órgãos oficiais de Turismo, passaram a ser chamados de condutores ou informantes turísticos as pessoas que fazem o trabalho de guia, por não possuírem o curso técnico.

Isto é um pouco confuso na prática e para os serviços oferecidos em Morro de São Paulo não tem muita diferença. Mas de qualquer forma saiba que informantes ou condutores turísticos são as pessoas que estarão esperando você em cada ponto de entrada de Morro ou nas praias, tratando de guiá-los até a pousada ou agências de passeios.

Desta maneira, seja por algum dinheiro que você pague ou por comissão da pousada ou agência, eles sempre conseguem ganhar o dia a dia.

Existe inclusive a Associação dos Informantes de Turismo de Morro de São Paulo (Assistur) e todos usam uma camiseta que os identifica. Infelizmente, muitos destes condutores não possuem nenhum tipo de formação como Guia e às vezes, nem completaram o ensino fundamental.

De qualquer forma independente de sua formação conhecem muito bem as pousadas de Morro e os passeios disponíveis.

E como tudo na vida existem condutores bons e confiáveis e condutores que deixam um pouco a desejar neste sentido. Vai depender de sua intuição, para saber com qual dos tipos você está tratando. A maioria das vezes são estes condutores, claro se você desejar, que irão carregar suas malas. Veja abaixo nesta mesma página a tabela de valores aproximados de carregos de malas.

Fora do carrego de malas, os condutores poderão o auxiliar a encontrar sua pousada. Eles conhecem todas e sabem os valores da maioria delas.

Peça exatamente o que quiser já que geralmente cada guia tem seu grupo de pousadas das quais recebe melhores comissões ou tem maior afinidade com seus proprietários e evidentemente o tentará levá-lo a estas. Confira realmente se as pousadas que estes lhe oferecerão é o que você está buscando.

Não se esqueça que em Morro de São Paulo tem mais de 100 pousadas de diferentes valores, estilos e localizações e sempre haverá uma que se ajuste exatamente ao que você está buscando. Caso deseje maiores informações sobre os guias ou necessite de ajuda destes, neste sentido, segue um contato da Assistur: Tel: 00 55 (75) 3652-1008 ou ainda recomendamos os seguintes guias:

Henrique Júnior: 00 55 75 3652 - 1008

(telefone público próximo ao cais de Morro)

José Carlos: 00 55 75 8108 – 4659

Carregadores de Morro e seus táxis

Em Morro de São Paulo existem três tipos de associações, as quais representam os Informantes de Turismo, condutores e carregadores.

Para os turistas e inclusive, moradores não existem diferenças.

Na verdade, a diferença é mais relacionada à divisão de trabalho que o Porto de Morro de São Paulo impõe. Além da Assistur, dos Informantes, há a Associação dos Condutores Culturais de Morro de São Paulo que pertencente aos condutores e ainda a dos carregadores, denominada de Associação dos Carregadores do Morro de São Paulo.

Os carregadores não podem guiar as pessoas até pousadas e nem carregar malas, somente em ocasiões previamente acertadas com o turista.

Estes carregadores são responsáveis por toda mercadoria que é descarregada no porto.

Eles também possuem carros de mão e fazem o trabalho de estiva dos estabelecimentos, pousadas e até dos moradores.

O valor cobrado por cada carrego, independente do número de volumes, é R$ 10,00.

Os carregadores também ficam aguardando na ponte e geralmente são confiáveis, porém, recomendamos acertar antecipadamente o valor.

Recomendamos a seguir o serviço de

alguns carregadores:

Todos São Legais e trabalhadores

0 comentários:

Postar um comentário