Reserva de Hoteis e Pousadas em Morro de Sao Paulo

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
Recarregue online pela internet

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Como chegar em Morro de São Paulo com embarcação própria

Alguns privilegiados possuem embarcações próprias e por isso preferem vir a Morro de São Paulo com estas. Geralmente chegam de Salvador várias lanchas e iates, principalmente em feriados prolongados.

Estas embarcações podem variar nos tamanhos, algumas mais simples e outras mais luxuosas.

A maioria costuma ficar ancorada na Primeira Praia.

É normal também, Morro de São Paulo servir de ponto de chegada para alguns aventureiros, que através de seus veleiros percorrem toda a costa brasileira impulsionados pelos ventos.

Alguns partem de longe até de outros países como da Argentina e do Uruguai, por exemplo. Estes veleiros por sua vez ancoram em outros pontos da Ilha como na Praia da Gamboa, próximo ao Iate Clube ou local chamado de Ponta da Pedra e ainda na Ponta do Curral,onde as águas costumam ser mais tranqüilas. Para aqueles que se propõem a embarcar nessa aventura e navegar pelos mares da Bahia rumo a Morro de São Paulo em sua própria embarcação, apontamos aqui algumas sugestões e conhecimentos que servirão apenas como base.

Claro, que para detalhar mais o assunto seria necessário ser um especialista em navegação. Neste caso recomendamos também que além de conferir nossos comentários e dicas, você procure mais sobre o assunto junto a sites especializados na web. Indicamos neste caso, visitar as páginas do www.maresbrazil.com.

Carta Náutica

Lugares para ancorar sua embarcação

Informações Úteis

Clube de Vela de Gamboa do Morro

Iate Clube de Morro de São Paulo

Navegação na Gamboa

Navegação na Ponta do Curral

Onde buscar ajuda caso haja imprevistos

Farol de Morro de São Paulo


Carta Náutica

A carta Naútica é peça fundamental para a navegação, portanto, a qualidade e a precisão das informações desta são importantíssimas. Muitos sites especializados em navegação oferecem dowload de cartas náuticas, um exemplo destes, é da Marinha do Brasil, ou consulte a Diretoria de Hidrografía e Navegação: https://www.mar.mil.br/dhn/. Outro exemplo é o Clube de Cartas Digitais.

Lugares para ancorar sua embarcação:

Os lugares mais indicados para ancorar as embarcações são na Praia da Gamboa, perto do Iate Clube ou local chamado de Ponta da Pedra e ainda a Ponta do Curral.

Porém, este último não é recomendado para aqueles que não tem conhecimento sobre a área.

Algumas pessoas acham que a ponte é outro lugar onde se pode ancorar.

Não recomendamos este ponto devido o grande movimento de barcos e lanchas que poderão causar problemas.

Já a Gamboa e o Iate Clube apresentam as condições favoráveis como vento sul/nordeste e os barcos ficam abrigados.

Outro lugar indicado para ancorar na ilha é o Clube de Velas, localizado também na Gamboa.

O local tem toda infra-estrutura necessária, sendo que possui amarrações que medem até 2 metros e meio de calado (profundidade)

Informações úteis:

Para poder lhe auxiliar sobre como chegar a Morro através de sua própria embarcação, procuramos quem entende do assunto a fim de lhe repassar algumas informações e dicas básicas.

O instrutor e gerente do Clube de Velas, Marcelo Derossi, além de ser um velejador e instrutor ressalta para quem pretende vir de Salvador, cuja distância de Morro é 34 milhas marítimas, que o tempo mínimo de navegação de um barco a vela é de no mínimo 5 horas. Em outras embarcações como tipo Tornado, o tempo do mesmo percurso pode ser 2h30min e em Iate de 2 horas. Estes tempos podem ser menores ou maiores, dependendo das condições predominantes do vento e do mar. Saindo de Salvador o navegador deverá se orientar 245º ao Sul para chegar até Morro.

A partir da Baía de Todos os Santos, a costa apresenta longas praias de areia e poucos morros são vísiveis. No caso de Morro de São Paulo, na parte onde está situado o farol, pode ser avistado na maior parte do percurso, o que torna a navegação segura.

É importante alertar que a profundidade deverá ser acima de 12 metros. Não se recomenda navegar durante a noite, mesmo com o auxílio do farol, pois este está localizado sobre o morro e não serve de balizamento. O momento ideal é de dia, com ventos fracos e maré cheia.

Marcelo ressalta que o lugar onde deverá deixar sua embarcação é muito importante ser levado em consideração. Confira no link Lugares para ancorar sua embarcação os locais mais apropriados para não correr o risco de ter problemas. Outra dica importante é que o velejador deve procurar sempre pernoitar perto dos pescadores, a fim de poder contar com ajuda e ter informações sobre as condições climáticas. É preciso ainda ter cuidado e atenção com o fundo nesta área, pois existem muitas pedras e recifes entre a praia da Gamboa e Morro de São Paulo, principalmente na parte após o Iate Clube.

O fundo do mar é irregular, com longos bancos de areia. É aconselhável não chegar perto da margem antes de Gamboa.

0 comentários:

Postar um comentário