A Praia da Gamboa tem areia fina, águas mansas e belíssimas paisagens. Na maré baixa o acesso pode ser através de uma agradável caminhada desde Morro de São Paulo, cuja distância, partindo do cais do Morro até o começo da praia da Gamboa é de 1.700 metros, levando em média o tempo de 20 minutos.
É uma ótima opção de caminhada e no percurso que leva à praia, você desfrutará de belas paisagens e lugares únicos como a grande parede de argila, que é considerada parada obrigatória. Nativos e turistas têm o hábito de espalhar a argila pelo corpo todo, e dizem que as propriedades naturais desta argila são ótimas para esfoliação da pele, tem pessoas que armazenam potes para levar para casa. Se preferir poderá também ir até a praia da Gamboa com os barcos que partem do Cais de Morro de São Paulo.
O valor da passagem é R$ 2,00 e o tempo do percurso 15 minutos. Por ser uma praia tranqüila, também é apropriada para a prática do mergulho.
Próximo à parte onde se localizam as barracas, fica um point de mergulho chamado de Paredão Real.
Durante o dia muitos barcos trazem turistas de Morro de São Paulo para passar o dia na praia. Geralmente estas barcos podem ser uma opção de carona para quem desejar retornar a Morro.
Em relação à infra-estrutura, a Praia da Gamboa tem muito para oferecer. Possui barracas e restaurantes na beira da praia. Você não terá com o que se preocupar se desejar passar o dia nesta praia e quem sabe esticar um pouco mais e pernoitar o povoado da Gamboa oferece boas opções de hospedagem. As barracas localizadas logo na chegada da praia oferecem petiscos, pratos de frutos do mar e outras delícias típicas. Entre as opções de lazer está o Clube de Velas, que conta também com o Restaurante Rosa dos Ventos e trata-se de um local que oferece diversos tipos de barcos para navegação e sob a orientação de profissionais. Saiba mais informações sobre o Clube de Velas no link Como Chegar de Embarcação Própria a MSP/Clube de Vela de Gamboa do Morro.
Com todas estas dicas você não pode deixar de conhecer a Praia da Gamboa. Para saber mais sobre a Gamboa confira também no link Povoados/Gamboa, onde você terá mais informações e ainda como ocorreu o surgimento desta comunidade.
1- Características da Praia da Gamboa
2- Mergulhando na Praia da Gamboa
3- Alimentação na Praia da Gamboa
4- Pontos fracos e pontos fortes da Praia da Gamboa
5- Dicas para curtir a Praia da Gamboa
6- Mapa interativo da Praia da Gamboa
7- Galeria de Fotos da Praia da Gamboa
Características da Praia da Gamboa
Apesar de ficar localizada próxima ao agito de Morro de São Paulo, a Praia da Gamboa é tranquila. Um lugal ideal para relaxar. A praia, com areia fina, é banhada por águas calmas que convidam a momentos de lazer em contato com a natureza. As águas da Gamboa formam o encontro com o canal de taperoá, que faz acesso à cidade de Valença. Devido a este encontro, em alguns momentos do dia, a cor da da água costuma adquirir uma tonalidade mais escura.
Na caminhada desde Morro de São Paulo até a praia, você passará pela parede de argila. Esta argila, segundo afirmam os moradores, tem propriedade esfoliante sendo ótima para a pele.
Por este motivo, os turistas espalham a argila por todo o corpo e alguns permanecem assim durante horas. É nesta parte, na argila, que inicia a praia da Gamboa, se estendendo até a chamada “Boca do Rio”, que leva ao povoado do Galeão.
Da Argila até a ponte da Gamboa, a parte mais visitada, são 1.500 metros de praia. A extensão até a Boca do Rio fica em 2.700 metros. Em toda sua extensão, a praia recebe diferentes denominações: como a parte da Argila; da “Praia Linda”, situada na área onde se concentram as barracas e a quadra de futebol; a praia do Toque, logo após a argila e por onde são descarregadas as mercadorias que chegam à Gamboa e ainda a parte situada após a ponte.
A parte que apresenta maior fluxo de turistas está na Praia Linda. Nesta área da praia se concentram as barracas de alimentação (confira o tópico de Alimentação na Praia da Gamboa) e um improvisado campo de futebol de areia, localizado na área atrás das barracas.
Ainda bem próximo a este “campinho” fica outro espaço destinado ao futebol, uma quadra, onde os moradores costumam disputar partidas e serve para a diversão das crianças quando não está tendo competições.
A ponte, situada na praia e próxima a parte central do povoado, é onde ficam atracadas as embarcações e por onde desembarcam as pessoas que vêm de barco para Gamboa. No local há uma pequena infra-estrutura com sala para espera e uma lanchonete. Nesta parte da praia também pode-se encontrar alguns restaurantes a beira mar.
Também localizado próximo ao cais da Gamboa, fica um estaleiro, onde o turista poderá ver algumas embarcações sendo construídas. A Praia da Gamboa apresenta boas condições para banho, predominando no mar o fundo de areia, tendo apenas numa parte, a que fica próxima a Praia Linda, arrecifes ao fundo.
O que na verdade, não chega a ser um incômodo aos banhistas. Se ao entardecer você estiver por esta praia não deixe de curtir o pôr do sol da Gamboa. Visto da beira da praia é uma excelente maneira de acabar o dia, curtindo um visual indescrítivel.
A Praia da Gamboa surgiu na época em que o turismo estava despontando em Morro de São Paulo e junto com o crescimento do povoado da Gamboa expandiu-se e foram aparecendo as primeiras construções, em sua maioria casas na beira da praia. Curiosidades e como surgiu a comunidade da Gamboa podem serem conferidas no link Povoados/História do povo da Gamboa.
Mergulhando na Praia da Gamboa
A Gamboa é uma excelente opção para mergulhar e o local propício para a prática do mergulho se chama Paredões da Gamboa, situado próximo ao Iate Clube.
A profundidade deste ponto de mergulho está entre de 3 a 12 metros e é freqüentado por todo tipo de mergulhador.
O melhor momento é quando a maré está alta e atinge seu ponto máximo. Nessa hora não existem correntes. Diferentemente dos demais pontos, você verá mais facilmente lagostas e polvos.
Cabe lembrar que não existem pontos de aluguel de equipamentos na Gamboa, portanto, você terá que alugar em Morro de São Paulo.
Alimentação na Praia da Gamboa
A Gamboa é uma excelente opção para mergulhar e o local propício para a prática do mergulho se chama Paredões da Gamboa, situado próximo ao Iate Clube.
A profundidade deste ponto de mergulho está entre de 3 a 12 metros e é freqüentado por todo tipo de mergulhador.
O melhor momento é quando a maré está alta e atinge seu ponto máximo. Nessa hora não existem correntes. Diferentemente dos demais pontos, você verá mais facilmente lagostas e polvos.
Cabe lembrar que não existem pontos de aluguel de equipamentos na Gamboa, portanto, você terá que alugar em Morro de São Paulo.
Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário