Morro de são Paulo
A gripe
Influenza A (H1N1), popularmente chamada de gripe suína que está se espalhando pelo mundo tem sido manchete nos principais jornais. As autoridades garantem que apesar de ter virado uma pandemia (, o vírus está sobre controle e não é motivo para a população se assustar. O Ministério da Saúde divulgou no último domingo, dia 05 de julho, que foram confirmados 73 novos casos da gripe Influenza A (H1N1) no país. Agora, o total de casos confirmados chegou a 885 no Brasil. A maioria desses casos já recebeu alta ou está em processo de recuperação. Do total de casos confirmados, 399 são de São Paulo, o Rio Grande do Sul tem 104, Rio de Janeiro com 91 casos, Minas Gerais 90 e Santa Catarina registrou 56 casos. Houve uma única morte pela gripe, registrada no Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com o boletim do Ministério da Saúde, foram confirmados mais 02 novos casos da gripe na Bahia. Um registrado em Porto Seguro e outro em Salvador. Ambos de nacionalidade argentina que estiveram em seu país recentemente. A Bahia ocupa o 10º lugar entre os estados brasileiros com casos da gripe, tendo 8 casos sob suspeita. Os cuidados, o controle do governo com a proliferação do vírus tem sido uma preocupação constante nos principais destinos turísticos baianos, já que está se aproximando o período das férias de julho, muito procurado tanto por turistas estrangeiros como brasileiros.
Morro de São Paulo começa na próxima semana uma campanha de conscientização contra a gripe H1N1 através da Secretária de Saúde de Cairu e da Vigilância Sanitária do município. Estão sendo confeccionados materiais informativos sobre a doença como cartazes, banners e panfletos. O objetivo, segundo o supervisor da Vigilância, Alex Souza de Miranda, é esclarecer a comunidade das ilhas e prevenir sobre a proliferação da doença. Serão colocados banners nas entradas de Morro de São Paulo e de Boipeba e distribuídos panfletos junto aos estabelecimentos turísticos como hotéis, pousadas e restaurantes de Morro de São Paulo a fim de orientar os profissionais ligados aos turistas para que fiquem atentos aos sintomas combatíveis com a gripe. No caso de haver algum caso suspeito, este deve ser levado ao Posto de Saúde de Morro de São Paulo onde há profissionais capacitados que tomarão as devidas providências, encaminhando o paciente ao hospital de referência da doença na Bahia, o Hospital Otávio Mangabeira em Salvador.
A maioria das transmissões do vírus até agora é de pessoas que viajaram ao exterior ou estiveram com alguém procedente de outros países onde a gripe está se proliferando. Os países que apresentam o maior risco de proliferação da doença são a Argentina, Estados Unidos e Chile. Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes ao de uma gripe comum com tosse, febre alta, coriza e dores musculares. Portanto, nunca é demais se prevenir tomando cuidados básicos como lavar as mãos regularmente e colocar a mão em frente ao rosto quando tossir ou espirrar e o mais importante: ficar atento aos sintomas. Desta maneira não teremos com o que nos preocupar.
Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário