Morro de São Paulo, que não passava de uma calma aldeia de pescadores até a década de 60, estendeu-se além dos estreitos limites do centro e das praias. Até este período a maioria das casas se concentrava na parte central, chamada de Vila e na Primeira Praia.Nas décadas seguintes, entre os anos de 1970 e 1980, Morro de São Paulo passou por inúmeras transformações, expandindo suas áreas residenciais e proliferando-se numa grande quantidade de ruas e acessos antes inexplorados.
De acordo com o censo do IBGE, realizado no ano de 2007, a população em Morro de São Paulo era de 3.863 moradores. Deste número, 975 habitantes pertenciam ao bairro do Zimbo, atribuindo a esta localidade a característica de ser a mais populosa de Morro de São Paulo.
Hoje, existem cinco bairros, que se subdividem em ruas e becos espalhados pelas praias e por grandes áreas verdes. Cada um destes bairros possui vida própria. Na maioria o que se vê são cenas cotidianas de uma pequena cidade e belezas incógnitas em caminhos menos explorados pelos turistas. O campo da Mangaba é um destes pontos, onde um dos acessos é feito por uma escadaria com 188 degraus. O visual do mirante é indescritível. O Zimbo, o bairro com o maior índice populacional, também preserva grandes campos e o ar pitoresco de um povoado de pescadores.
Lugares que além de ruas, curiosidades, histórias e lendas, possuem pessoas humildes e trabalhadoras. O que você acha de desbravar estes locais e conhecer seus encantos. E é este o objetivo deste tópico. Produzir um retrato da comunidade, dos moradores, registrando o modo de vida e as características de cada localidade. Com isto você aprenderá ainda mais sobre seu destino: Morro de São Paulo. E quem sabe colocar no seu roteiro uma visita a estes bairros para passear por suas ruas, conhecendo seus segredos. Viajar até Morro de São Paulo não é somente conhecer suas belas praias e visitar seus tradicionais pontos turísticos. Além de tudo o que Morro oferece, ainda tem segredos que estão muito bem guardados e encontram-se situados fora da ilha e também ao longo da costa. Confira os outros povoados próximos a Morro.
O Vilarejo de Morro de São Paulo
A parte central de Morro de São Paulo é formada pelas ruas da Biquinha, da Fonte Grande, Ruas Caminho da Praia e Caminho do Farol e Vila. Compõe ainda o centro, as Praças Aureliano Lima e da Amendoeira. Ainda próxima ao centro e paralela a Primeira Pria está a Rua da Prainha. A Vila, como é chamada pelos moradores de Morro, é considerada o centro histórico da ilha por abrigar importantes construções antigas como o Casarão e a Igreja Nossa Senhora da Luz. A Vila é a localidade mais movimentada de Morro de São Paulo e parada obrigatória para quem está conhecendo o povoado. Trata-se do local onde tudo acontece e também onde ficam vários restaurantes, agências, pousadas e comércios em geral. É da Vila que os turistas partem para a badalação da noite e é ali que tudo começa. A Biquinha, que trata-se de um beco com acesso entre a Fonte Grande e a Rua da Prainha, também faz parte do centro de Morro e é chamada assim por antigamente sediar uma bica natural. A Fonte Grande conta com apenas uma única rua e é o local onde fica um importante monumento histórico da ilha: a Fonte Grande que construída no século 18 e considerada o maior sistema de abastecimento de água da Bahia Colonial. Episódios e curiosidades marcaram esta rua. Ainda próximo ao centro de Morro de São Paulo, há a Rua da Prainha, onde concentram-se algumas pousadas e restaurantes. Veja a seguir um pouco sobre cada uma destas áreas.
Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário