A Quarta Praia é a maior das praias de Morro de São Paulo em extensão, medindo 5 quilômetros de extensão. Podemos dizer que esta praia é pura natureza e além de preservar as belezas naturais, conserva o lado bucólico da ilha, retratado através de um cenário onde prevalece a tranquilidade. Mesmo em alguns períodos da alta temporada e feriados prolongados, podemos ver a praia deserta com apenas uma única presença: a da natureza exuberante e caracterizada pelos manguezais, vegetação nativa e extensos coqueirais. A Quarta Praia já foi considerada pela Revista Terra, em Janeiro de 1996, uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.
Distante apenas oito minutos caminhando da Segunda Praia, é a paisagem perfeita que alguém pode sonhar para descansar: uma praia linda e deserta, com uma faixa verde de coqueiros de um lado e piscinas naturais no mar, do outro. Por ser uma praia calma, a torna ainda mais recomendável para quem viaja com crianças.
Existem poucas pousadas e restaurantes, mas as pousadas existentes têm infra-estrutura suficiente para a demanda. Na maré baixa suas águas transparentes formam piscinas naturais e são muito visitadas pelos turistas que alimentam os peixinhos com pequenos pedacinhos de pães. Por este motivo esta praia também é conhecida pelo nome de “Praia das Piscinas”.
Antigamente nos tempos em que Morro de São Paulo ainda não havia despertado para o turismo, a Quarta Praia era chamada pela denominação de “Mangue Queimado” e não passava de uma grande área deserta onde transitavam somente os pescadores e nativos que moravam nas imediações.
Apesar da longa faixa de areia, não se vê com regularidade pessoas praticando esportes. As piscinas naturais são indicadas e perfeitas para quem deseja mergulhar com máscara, tanto importa com maré baixa ou alta, pois nas duas ocasiões é possivel se divertir enxergando inúmeros peixinhos coloridos. Você também encontrará pontos na extensão da praia que alugam cavalos, charretes e bicicletas. Os esportes também se fazem presentes através do KiteSurf, um esporte que vem sendo procurado cada vez mais na ilha e praticado na Quarta Praia. Aliás, esta praia é a mais apropriada para esta modalidade esportiva. Saiba mais sobre o Kitesurf no link Esportes/ Kitesurf.
Os surfistas também frequentam a Quarta Praia, há um ótimo point no local. (confira no link Esportes/Surf). Para os que gostam de caminhar na praia, esta é perfeita, devido ser uma das mais calmas e de possuir uma larga faixa de areia é ideal para curtir uma longa caminhada e esquecer do mundo. Apesar de ficar localizada distante do burburinho das outras praias, a distância não é grande. Do ponto onde começa a praia até a Vila são 1.700 metros. Muitos turistas a preferem pela privacidade que esta proporciona. Caminhando pela praia, pode-se chegar até o Zimbo, um povoado simples e com pouca infra-estrutura ainda, onde prevalecem as casas residenciais. Depois de todas estas características que citamos e ler as informações e dicas abaixo, você terá a exata noção de como é a Quarta Praia e ficará ansioso para desfrutar deste paraíso. Confira.
1 - História da Quarta Praia
2 - Caracteristicas da Quarta Praia
3 - Mergulhando na Quarta Praia
4 - Hotéis e Pousadas da Quarta Praia
5 - Alimentação na Quarta Praia
6 - Pontos fracos e pontos fortes da Quarta Praia
7 - Dicas para curtir a Quarta Praia
8 - Mapa interativo da Quarta Praia
9 - Galeria de fotos da Quarta Praia
História da Quarta Praia
Como escrevemos no link Praias / Primeira Praia / História da Primeira Praia, as praias de Morro de São Paulo não têm uma fundamentação histórica e pouco se sabe sobre o surgimento destas. Os únicos recursos que dispomos para contar esta história, são os antigos moradores e pesquisadores interessados em desbravar a curiosa história de Tinharé, que são as mais importantes fontes de informação sobre o assunto. Um dos poucos registros a respeito desta praia quem nos conta é uma destas pesquisadoras, Lena Wagner. Estudiosa no assunto, Lena que cursou por dois anos História e já foi diretora cultural de Morro de São Paulo, explica que uma parte da extensão da Quarta Praia, onde fica o povoado do Zimbo, existia uma espécie de ostra, que os moradores utilizavam como moeda. Lena acredita que venha daí o nome “Zimbo”, que significa a relação da negociada feita a partir deste tipo de molusco. Baseando-se nos relatos dos nativos, podemos dizer que as Quarta e Praia do Encanto surgiram do mesmo modo que as demais praias da ilha: com a proliferação do turismo. Assim como as outras praias, a Quarta também tinha outras denominações. Há mais de 40 anos atrás, conforme depoimentos, a praia recebeu o nome de “Mangue Queimado” e algumas partes de sua extensão eram chamadas por outras designações como: “Poça da Marcelina”, devido existir uma antiga moradora chamada Marcelina que gostava muito de pegar polvo no local e também “Soeiro”. Este último nome ninguém sabe dizer o motivo.
A Quarta Praia não passava de um imenso coqueiral com suas areias finas e águas cristalinas. Esta paisagem foi aos poucos sendo modificada com a aquisição das terras que ficavam em frente ou próximas da beira da praia, adquiridas pelos primeiros empreendedores vindos de outros lugares e principalmente de fora do País. Nestes tempos, no início dos anos 80, segundo contam alguns nativos, a praia era pouco visitada e podia-se ver uma prática nada comum para a época: o nudismo. O lugar era frequentado em sua maioria por turistas estrangeiros que aproveitavam a tranqulidade da praia para praticá-lo.
Com o aumento da procura por áreas de terras nesta praia, os terrenos passaram a ser vendidos e foram sendo construídas as primeiras pousadas e poucas residências e desde então, a Quarta Praia distante das demais praias passou também a viver do turismo já enraízado em todos os pontos de Morro de São Paulo. Anterior a este período, antes de ter início a construção das pousadas, surgiu o primeiro ponto na praia e que até hoje está em funcionamento, o “Bar das Piscinas”, cujo nome foi sugerido pelos turistas que visitavam o local e deram a idéia que o bar fosse chamado assim pela localização, pois fica bem em frente as piscinas naturais da praia.
Nesta época o bar era um simples trailer puxado por uma carroça e hoje se transformou num dos mais bonitos restaurantes que ficam localizados na beira da praia de Morro de São Paulo. E esta constatação é feita pelos turistas que visitam o lugar e se apaixonam por esta bela construção de dois pisos, toda feita em madeira tipo massaranduba e pirantuba. A proprietária , a nativa da Gamboa Maria Angela de Souza, 48 anos, conta que quando chegou na Quarta Praia não havia nada, a praia ainda era considerada uma praia de nudismo e aos poucos foi construíndo o bar junto com a família. “Não tiramos nada da natureza, pegávamos madeira que não era mais usada e aos poucos fomos levantando o bar”, recorda. Após o trailer, Maria construiu uma pequena barraquinha e conta que na época ainda morava na Quinta Praia e acordava às 4 horas da manhã para ir até o povoado da Gamboa para comprar mercadoria. Com um isopor na cabeça, ela andava todo o percurso e após largar as compras na Quarta Praia, ela muitas vezes retornava para buscar o gelo.
Ás vezes, quando tinha sorte, conseguia carona com alguém que estava com burricos. Maria lembra até hoje a mercadoria que comprou fiado para começar a funcionar a barraca: “Um litro de cachaça, um litro de vodca e 20 limões para fazer caipirinha e caipiroska”, resume. Recordações que não se apagam jamais de sua memória e que estão guardadas junto com toda sua garra e determinação. Depois de 15 anos, ela corre o risco de ver todo seu patrimônio destruído, pois está em andamento um processo que prevê a demolição do bar.
A explicação, de acordo com Maria, é que os proprietários de terras na Terceira Praia entraram com uma reintegração de posse da área onde está o restaurante, alegando que o bar foi construído em áreas particulares. Após alguns anos de batalha, como ela mesma define, ficou constatado que a área pertencia à União e ela teria que desocupar o lugar. Maria já recorreu várias vezes e até hoje o processo se arrasta na justiça. Atualmente existe uma carta precatória e a qualquer momento o bar pode ser fechado. Ao falar no assunto, Maria enche os olhos de lágrimas e diz que conta apenas com a ajuda dos nativos e de Deus. “Hoje vivo com medo e traumatizada com este problema, mas tenho a comunidade que está ao meu lado”, desabafa. Foram arrecadados um total de 8.373 assinaturas de nativos, moradores e turistas em um abaixo assinado feito há dois anos para que o bar não fosse fechado.
Caracteristicas da Quarta Praia
É a praia mais tranqüila e mais extensa de todas e o movimento é somente no início da praia. A belíssima paisagem atrai turistas de todos os cantos do mundo, sendo mais visitada por estrangeiros que justificam a escolha pela particularidade do lugar.
Na sua areia branca e fina é comum avistar adeptos do topless, que aproveitam a calmaria da praia para pegar um bronzeado.
A Quarta Praia ainda não é tão explorada comercialmente, pois tem poucos hotéis e pousadas, porém, são lugares que têm toda infra-estrutura necessária já que ficam um pouco mais afastados da Vila (parte central da ilha) de Morro de São Paulo. Diferente das demais praias, não tem a mesma agitação e o comércio vistos nas outras. Os restaurantes não são muitos, mas suficientes para atender os turistas que freqüentam o local.
Existem também comerciantes que a percorrem de ponta a ponta vendendo água de coco e petiscos como queijo assado na brasa e pastéis. Logo na entrada da praia há um ponto de venda chamado de “Parada Obrigatória”, que justifica perfeitamente o nome, pois vende uma deliciosa água de coco e caldo de cana bem gelados. O acesso se faz da mesma maneira que nas outras praias, ou seja, andando. Porém, os hóspedes das pousadas situadas na Quarta Praia podem ainda se locomover através dos transportes que ficam à disposição e saem da estrada paralela a praia, no chamado Receptivo.
Esta praia tem ainda uma atração que a difere das outras da ilha: quando a maré está baixa, nas piscinas que se formam, você verá vários peixinhos de tamanhos e cores variados que nadam ao seu redor. Este diferencial não diverte somente as crianças, mas também turistas de todas as faixas etárias que alimentam os peixes com farelos de pães. É esta característica que faz com que a praia seja também conhecida por “Praia das Piscinas”. www.praiadoencanto.com.br.
Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário