Reserva de Hoteis e Pousadas em Morro de Sao Paulo

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
Recarregue online pela internet

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Praia do Porto de Cima Morro de São Paulo

Chamada pelo nome Porto de Cima, esta praia com 700 metros de extensão e águas transparentes não é tão freqüentada e movimentada como as outras praias da ilha. Ideal para quem gosta de praia sossegada, procura paz, e quer fugir um pouco da badalação.

A grande quantidade de recifes formam uma piscina natural, perfeita para refrescar-se e até mesmo mergulhar com máscara. Na maré alta a opção é o deck do restaurante que fica localizado em frente a praia.

Já na maré baixa a faixa de areia permite que os banhistas deitem e desfrutem da beleza da praia. Não possui grande infra-estrutura, apenas dois restaurantes e ao todo quatro pousadas. O único barulho é do mar, pois não existem nem vendedores ambulantes que possam pertubar sua paz.

O acesso é fácil e pode ser feito de duas formas: com maré baixa, a opção é caminhar pelo cais. O tempo estimado da caminhada é em média 5 minutos ou ainda pela Rua Porto de Cima, que fica sentido noroeste da Fonte Grande.

Entrando nesta rua você sairá numa trilha e logo chegará à praia. A distância da parte central de Morro de São Paulo, da Vila, até a praia do Porto de Cima é de aproximadamente 450 metros. Da praia do Porto de Cima até a Primeira Praia são 700 metros.

Para alguns moradores, a Praia do Porto de Cima é um lugar que ainda está por ser descoberto pelos turistas e por estar localizada no caminho que leva para o povoado da Gamboa a maioria apenas passa pela praia.

Uma dica: passe o dia nesta praia e acompanhe o pôr-do-sol. Com certeza você não irá esquecer mais o visual, pois as pessoas quando a descobrem, sempre retornam.

1- História da Praia do Porto de Cima

2- Características da Praia do Porto de Cima

3- Mergulhando na Praia do Porto de Cima

4- Alimentação na Praia do Porto de Cima

5- Pontos fracos e pontos fortes da Porto de Cima

6- Dicas para curtir a Porto de Cima

7- Mapa interativo da Porto de Cima

8- Galeria de Fotos da Porto de Cima

História da Praia do Porto de Cima

A exemplo do que foi citado nos links das histórias das outras praias de Morro de São Paulo é notória a inexistência de documentos e registros que comprovem ou apenas contem o passado destas localidades. E para falar um pouco da trajetória da Praia do Porto de Cima a nossa fonte inspiradora não poderia deixar de ser os relatos dos antigos habitantes, que na maioria das vezes não são tão precisos quando se referem a datas, mas ricos em fatos e personagens instigantes.

O professor de História e autor do livro “A Sombra da Guerra”, que fala sobre os reflexos da Segunda Guerra Mundial em Morro de São Paulo, Augusto César M. Moutinho, 38 anos, acredita que o critério para balizar as praias de Morro não foi utilizada pelos nativos. “Este critério muda em função de acordo com a própria interferência do homem naquele meio, os nativos não utilizavam estes marcos, as delimitações das praias e sim os marcos dos riachos”, fundamenta. Tendo ou não sido referência para aqueles que colonizaram e deram início ao desenvolvimento deste lugar, cada praia desta ilha têm sua importância histórica e o valor cultural do Porto de Cima teve início há séculos, ainda na época da colonização lusitana. Contam os nativos, um destes chamado Domingos dos Santos Ramos, 67 anos, e conhecido na ilha como Seu Chiquinho, que no local antigamente havia uma área onde as baleias eram destroçadas. O objetivo era pegar o óleo da baleia e usar para construção da Fortaleza. Seu Chiquinho lembra que há alguns anos quando caminhava por aqueles lados ainda podia-se encontrar vestígios desta teoria, pois havia muitos ossos de baleia enterrados na areia.

De acordo com relatos dos nativos a praia sempre manteve este nome, “Porto de Cima”, atribuído pelo fato de ser uma enseada e onde as embarcações que pernoitavam no local ficavam protegidas. Porém, há alguns que discordam e alegam que a praia já teve, pelo menos por um certo período, outra denominação. Há boatos de uma lenda que o Porto de Cima já chegou a se chamar “Praia do Jeque”, devido ali ter morrido um jeque, cujos restos mortais foram deixados por muito tempo no lugar.

Um dos primeiros proprietários de terras no Porto de Cima foi Hamilton, um conhecido gaúcho, que já faleceu e foi amigo de muitos moradores de Morro de São Paulo. Uma de suas amigas foi a da ex-diretora de Cultura e Turismo da Secretaria Especial de MSP, Lena Wagner. Segundo Lena, eles acharam várias coisas enterradas como peças antigas de barcos e objetos remanescentes da época da colonização dos portugueses. Estas terras atualmente pertencem a outras pessoas, pois Hamilton loteou a área e repassou adiante. Alguns acabaram adquirindo por terem interesse em fixar residência ou mesmo abrirem empreendimentos como pousadas.

A Praia hoje tem somente quatro pousadas e a primeira a ter a iniciativa de abrir uma no local foi a empresária alemã, Marga Bendel Buer. Ela mora no Porto de Cima há 28 anos e foi a primeira a adquirir terras nesta área e conta que quando chegou com seu marido, Helmut, não havia nenhum morador. Após construírem a residência, como tantos outros que vieram morar em Morro de São Paulo, resolveram transformar a casa onde moravam em investimento turístico e aos poucos foram construindo a pousada. Em 1987, a pousada passou a funcionar e hoje tem uma excelente infra-estrutura com piscina e pode-se dizer que é uma ótima opção de hospedagem nesta área de Morro de São Paulo, onde você verá uma maravilhosa vista geral da ilha.

Características da Praia do Porto de Cima

Basta olhar de cima, do local de onde se chega a praia pela trilha, para apaixonar-se pela praia do Porto de Cima, com as suas águas tranquilas e cristalinas. A praia tem uma pequena faixa de areia e muitas pedras. Na maré alta não tem como caminhar pela beira. O mar invade totalmente a areia e a única opção neste caso é ficar no deck do restaurante que fica na beira da praia. Já quando a maré está baixa o visitante pode aproveitar o espaço da areia e curtir o sossego da praia. A sombra formada pela vegetação rasteira que fica na beira permite que o banhista se deite para dar uma relaxada ou até mesmo para ler um livro, como é comum ver.

A praia começa logo depois do cais (local desembarque de Morro) e termina no Iate Clube, onde inicia a próxima praia, a Ponta da Pedra. No total tem uma extensão de 800 metros. Apresenta pouca infra-estrutura, com apenas dois restaurantes e localizadas próximas a praia e na trilha de acesso, ficam quatro pousadas. No caminho que leva a praia, existem duas, outra pousada está situada no alto do morro de onde você tem um visual incrível de toda a ilha de Morro de São Paulo e a outra pousada está bem próxima da praia, localizada no morro.

Lugar privilegiado, indicado para quem deseja desfrutar de sossego e ideal para levar a família e fazer um piquenique. Conforme o proprietário do Restaurante “El Sítio”, Luis Cunha, nos últimos três anos vêm aumentando o número de pessoas que visita a Praia do Porto de Cima. O público em geral é formado por moradores sendo na sua maioria famílias e casais. O turista estrageiro também aprova a praia e de acordo com Luis isto se explica pelo fato de que as características predominates na praia, tranquilidade e natureza exuberante,se encaixem com a preferência do turista.

O horário do pôr-do-sol é bastante frequentado. Junto com o espetáculo do final do dia podem serem vistos, esporadicamente, golfinhos. Nos meses de julho a outubro, geralmente no final da tarde eles aparecem diariamente, completando o cenário que a natureza desenhou nesta praia que merece com toda certeza sua visita.

0 comentários:

Postar um comentário