O povoado de Garapuá fica após a Quinta Praia, no caminho para a ilha de Boipeba, sendo separada por um imenso manguezal. O acesso pode não ser fácil, mas depois que você conhecer este pequeno paraíso, verá que valeu a pena o esforço. Você poderá chegar até Garapuá através: dos passeios volta a ilha que param nas piscinas naturais de Garapuá em alto mar, neste caso terá que pedir para lhe levarem até a praia; com uma lancha particular cuja duração pode chegar até uma hora; com trator ou carro 4x4, saindo de Morro de São Paulo pela estrada que fica atrás da Segunda Praia (Receptivo), o tempo varia de acordo com o transporte podendo ser de 40 minutos até uma hora e meia. Você ainda poderá chegar até Garapuá caminhando, mas o percurso será bem longo, pois contando desde a Vila (parte central de Morro de São Paulo) até Garapuá são cerca de 12 quilômetros.
A praia em meio a Mata Atlântica tem um mangue rico em fauna e flora. Encontra-se nas trilhas muitas espécies de aves como o pica-pau e o jandaia (um tipo de papagaio). Uma característica que a difere das demais praias de Morro de São Paulo é de que não possui tantos corais no fundo do mar, e sim areia.
Suas águas são profundas, ideaís para nadar e excelnte opção de pesca e mergulho. A Lagoa de Garapuá é outro atrativo desta praia e possui 3 quilometros de extensão.
Garapuá é uma pequena vila de pescadores, onde os habitantes ainda levam suas vidas de forma simples, sobrevivendo basicamente da pesca, que tem em abundância e serve para abastece não somente os poucos restaurantes existentes no povoado, mas também as outras comunidades da ilha. A infra-estrutura turística é básica. Existem algumas pousadas, porém, não têm o mesmo padrão das existentes nas outras praias de Morro de São Paulo. Mas apesar de serem simples, lhe proporcionarão conforto e hospitalidade. Uma boa dica é pernoitar numa desta pousadas, jantar num dos restaurantes e curtir a noite estrelada na beira da praia. A maior parte dos restaurantes servem uma saborosa comida caseira e os tradicionais pratos da culinária baiana. Os preços são bastante acessíveis.
Sobre a história de Garapuá pode-se dizer que o povoado passou a ser descoberto turísticamente a partir de 1995, quando iniciou o passeio de trator saindo de Morro de São Paulo com destino à Boipeba, tendo parada em Garapuá. Nesta época Garapuá passou a ser mais visitado. Em sua trajetória histórica o marco de maior importância se faz presente através da capela de São Francisco de Assis, padroeiro do povoado e cuja localização é no centro. A festa em comemoração ao padroeiro, acontece sempre no último domingo de janeiro e mobiliza a população de Garapuá, que prepara diversos quitudes e recepciona os visitantes.
Caracteristicas da Praia de Ponta do Curral
Localizada em frente a Morro de São Paulo, a praia da Ponta do Curral geralmente recebe apenas as visitas dos turistas que fazem os passeios que partem de Morro de São Paulo ou do povoado da Gamboa. Foi o primeiro local a receber cabeças de gado no Brasil, no ano de 1557.
Trata-se de uma fazenda particular de 530 hectares e 12 quilômetros de praia voltados para o lado do mar e 4 quilômetros direcionados para o canal. Por fazer parte de uma propriedade particular, a praia se mantém preservada e isolada de toda infra-estrutura existente nas praias vizinhas da Gamboa e de Morro de São Paulo.
A praia tem areia branca e fina, envolvida pelo manguezal. O acesso, além de ser pelos passeios, pode também ser feito diretamente por Valença com as lanchas ou barcos que partem do cais. O cenário paradísiaco desta praia encanta os visitantes, que desfrutam da natureza e da tranquilidade que a Ponta do Curral oferece. Geralmente os barcos que a visitam com os turistas, atracam na praia e levam os turistas para fazer as refeições na Gamboa.
Dicas para curtir as praias de Garapuá e da Ponta do Curral
Sair com o passeio de volta a ilha e parar nas piscinas naturais de Garapuá, localizadas em alto mar. São ótimas para mergulhar
Alugar uma lancha e passar o dia em Garapuá, conhecendo além da praia, seu pitoresco povoado
Conhecer a Ponta do Curral para apreciar a natureza intocada do local
Provar um petisco de fruto do mar, como as porções de guaiamú, servidos nos pequenos restaurantes de Garapuá
Desfrutar da tranquilidade da Ponta do Curral
Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário