Reserva de Hoteis e Pousadas em Morro de Sao Paulo

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet

Credito de Celular Tim Vivo Oi Claro Click na foto para recarregar online pela internet
Recarregue online pela internet

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Escolas de Mergulho em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo possui duas empresas especializadas em mergulho recreacional. Uma fica situada na Primeira Praia e a outra na Terceira.

A empresa da Primeira Praia está na ilha há nove anos e possui ótima estrutura de equipamentos, embarcações e profissionais credenciados internacionalmente para atender aos turistas mergulhadores e iniciantes.

A da Terceira Praia não possui uma grande estrutura, mas também oferece saídas para mergulho livre com aluguel de todo o equipamento necessário.

O turismo subaquático, além de ser um esporte, é um meio de lazer para reunir quase toda a família, já que a idade para o início é a partir de 10 anos. Para a mergulhadora profissional e proprietária de uma destas empresas, Sandra Faria, a motivação e o objetivo, além da diversão, é o da preservação do mundo marinho. “Fica mais fácil admirar e respeitar o que se conhece”, afirma. Por isso, durante os mergulhos, nada pode ser tocado ou retirado do mar pelos turistas.

Para esse esporte continuar no alto patamar de segurança e diversão, algumas regras tem que ser respeitadas. Entre as mais importantes está a de nunca mergulhar sozinho. Antes de começar a diversão, tanto no mergulho livre como no autônomo, é importante sempre se informar sobre as condições do tempo, correntes, melhores horários de marés, pontos de entrada e saída e as peculiaridades da fauna e flora.

Conhecendo sobre o esporte

Para aqueles que decidiram fazer do mergulho seu esporte em Morro de São Paulo, além de saber das informações sobre os points há ainda algumas dicas sobre equipamentos e outros ítens que consideramos importantes. Existem dois tipos de mergulho: o livre e o autônomo. O mergulho livre consiste em nadar na superfície vendo o fundo do mar até 10 metros de profundidade, usando apenas máscara, nadadeira e snorkel. O mergulho autônomo requer curso e equipamentos específicos.

Tópicos relacionados: Mergulhe em Morro de São Paulo

Iniciantes

Existe uma modalidade para quem nunca mergulhou e quer experimentar um mergulho com cilindro. O nome é BATISMO e é o primeiro passo para entrar no mundo do mergulho. Ele é dividido em três partes: A primeira é uma aula teórica com duração aproximada de 20 minutos, onde o instrutor ensina algumas regras e procedimentos.

A segunda é se equipar e adaptar com os equipamentos, que são: o cilindro, colete, regulador, roupa, máscara, nadadeiras e cinto de lastro. A última parte é o mergulho propriamente dito, com duração de 45 minutos.

São no máximo duas pessoas para cada instrutor, que fica junto durante todo o percurso. Os batismos devem ser marcados com um dia de antecedência junto a operadora de mergulho que realiza este tipo de modalidade em Morro de São Paulo e qualquer pessoa maior de 10 anos de idade pode mergulhar.

Equipamentos

São usados no mergulho livre:

Snorkel – é usado para respirar na superfície. Deve estar sempre fixado na tira da máscara, pelo lado esquerdo.

Faca – usada para cortar plantas, cabos ou linhas enroscadas nos equipamentos. Deve ser especial para mergulho

Cinto – compensa a flutuabilidade do equipamento, da roupa e do mergulhador. O peso deve ser suficiente para manter o mergulhador na superfície.

São usados no mergulho autônomo:

Roupa de neoprene - Mantém a temperatura do corpo do mergulhador e protege contra escoriações.

Nadadeira - serve para o mergulhador se locomover sem usar os braços. É importante verificar bem a numeração, pois não é a mesma dos calçados comuns.

Cilindro – é uma garrafa de aço ou alumínio que armazena ar atmosférico filtrado.

Regulador de ar – reduz a alta pressão do ar do cilindro, tornando-a respirável.

Máscara – possibilita a visualização submersa.

Colete compensador – serve para controlar o equilibrio do mergulhador na água. Fica ligado ao cilindro de ar através uma mangueira.

Bússola – para orientação debaixo d’água. Pode ser de pulso ou vir presa ao manômetro do cilindro.

Manômetro – marca a pressão do ar na garrafa.

Relógio – para controlar o tempo do mergulho.

Profundímetro – indica a profundidade em que o mergulhador se encontra.

As Empresas de Mergulho em Morro de São Paulo

A Companhia do Mergulho existe há nove anos e como toda operadora profissional, segue normas internacionais de mergulho. Filiados a PADI (Professional Association of Diving Intructors), os profissionais oferecem instruções e cursos em português, inglês e espanhol. A loja e operadora, situadas na Primeira Praia, na Rua da Prainha funcionam o ano todo e oferecem toda linha de equipamento de mergulho para venda e aluguel. A central de recarga com dois compressores também fica na Primeira Praia. A empresa possui também uma embarcação própria totalmente projetada para mergulho. Na escola de mergulho, os instrutores oferecem cursos do Básico ao Dive Máster. O primeiro curso é o mais procurado.

Conhecido como Open Water Diver, a idade mínima é 12 anos e para participar é preciso saber nadar e ter bom estado de saúde. O curso dura cinco dias e é dividido em três partes: teoria, treinamento em águas confinadas e quatro mergulhos em águas abertas. No final do curso o mergulhador recebe uma certificação internacional que lhe permite participar de saídas de mergulho em qualquer lugar do mundo até 18 metros de profundidade. O valor é sob consulta e inclui todo o material didático da PADI, aluguel de equipamentos e saídas de barco. A certificação emitida pela PADI é cobrada a parte.

Se o mergulhador desejar aperfeiçoar ainda mais suas habilidades a escola também oferece os cursos Avançado, Resgate e Dive Mater. Os dois primeiros com duração de quatro dias e o último, que já faz parte da área profissional da PADI, dura em média 12 dias.

As turmas começam todas as semanas e para se inscrever basta entrar em contato com um dos instrutores pelo e-mail cursos@ciaodmergulho.com.br ou pelo telefone (75) 3652-1200.

A outra empresa que opera com mergulho fica situada na Terceira Praia, A Zimbo Dive. Com uma estrutura bem menor do que a localizada na Primeira Praia, esta empresa trabalha apenas com saídas de mergulho livre, alugando os equipamentos necessários. Além disso, aluga também caiaques e contam com profissionais. Mais informações podem serem obtidas pelos telefones (75) 8136-6728, com Daniel ou Marilu.

Pontos de Mergulho em Morro de São Paulo

Em Morro de São Paulo, conforme Sandra Faria, da Companhia do Mergulho, a melhor época para mergulho é no verão, entre os meses de novembro a abril. No restante do ano a água nem sempre tem boa visibilidade. Para quem quer ir mais fundo. O caminho é pegar a embarcação de mergulho e contar com a experiência dos Dive Masters e Instrutores de mergulho da Ilha. Os principais pontos são recifes de corais com profundidades que variam de 5 a 40 metros. Existem pontos para todos os níveis de mergulhadores. Os seis principais pontos são:

Paredões da Gamboa: Próximo ao Iate Clube, com profundidades entre de 3 a 12 metros esse ponto é freqüentado por todo tipo de mergulhador. O melhor momento é quando a maré está alta e atinge seu ponto máximo. Nessa hora não existem correntes. Diferentemente dos demais pontos, você verá mais facilmente lagostas e polvos.

Paredão Real: em frente à Praia da Gamboa, esse paredão vai de 12 a 45 metros de profundidade e os mergulhadores avançados têm que programar o início do mergulho para a maré cheia.

Recife do Forte: com profundidade de 12 metros é o ponto para mergulho em corrente. Os cardumes de sardinha são as principais atrações.

Recifes de Itatimirim: Com apenas 20 minutos de navegação, a partir da Primeira Praia, as saídas para esse ponto são diárias no verão. O fundo é bem recortado, com pequenas cavernas, algumas com áreas de penetração. Um mergulho fácil e muito bonito. A profundidade varia entre 8 a 23 metros.

Pedra do Benedito: pequeno conjunto de recifes e pedrões. Profundiade de 25 metros e a 45 minutos de navegação, partindo da Primeira Praia.

Recifes de Itatiba: É também um bom ponto para drifts. Com média de 16 metros de profundidade, a atração desse ponto é o relevo do fundo, cheio de perfurações e coberto por cabeços de corais de diversas formas.

Algumas Dicas

Nunca mergulhe sozinho

Preste atenção à direção da correntenza

Não toque nos corais. Os recifes são frágeis e demoram muito para crescer e também existem espécies venenosas.

Entre no mar de costas e se o corpo estiver muito quente, refresque-se um pouco antes de entrar.

Fonte: Guia Quadro Rodas /Praias -Edição 200/2001.

0 comentários:

Postar um comentário